terça-feira, 17 de junho de 2008

"duas, cf. prom. - devagar e sempre"

por Rubens Ewald Filho 04/10/2006
Verdade Nua
Divulgação

* FotosVEJA FOTOS
* VideoVEJA O TRAILER
* LeiaMAIS SOBRE O FILME

SINOPSE
Uma dupla de astros norte-americanos está no auge da fama, nos anos 50, e a aproveitam do modo clássico: mulheres, álcool, festas e drogas. Até que com a morte de uma garçonete, os dois se separam. Quinze anos depois, a história pode vir a público por uma jornalista.

COMENTÁRIOS
O diretor canadense Atom Egoyan nunca me convenceu, apesar de ele ser um dos queridinhos do Festival de Cannes, onde "Verdade Nua" concorreu à Palma de Ouro. Sua arma foi misturar uma história policial com algumas cenas mais ou menos fortes de sexo.

Mas na verdade é uma mal sucedida tentativa do diretor em fazer algo mais comercial. Pela primeira vez, Egoyan situa sua história nos bastidores do showbusiness, baseado em livro do compositor e romancista inglês Rupert Holmes.

Para o espectador desavisado, o filme parece ter sido inspirado na vida e carreira da dupla de comediantes Jerry Lewis e Dean Martin, mas o que há em comum é apenas o fato de que eles brigaram mais ou menos inexplicavelmente no auge da carreira para fazerem as pazes apenas no fim da vida de Dean, e assim mesmo secretamente.

Assim inventou-se outra teoria de conspiração, sobre uma dupla que brigou e nunca revelou o motivo. No caso, um deles é inglês e meio inexpressivo (Colin Firth, dos filmes "Bridget Jones") e o outro faz o palhaço tipo Jerry (Kevin Bacon, que não é a escolha certa para esse tipo tão especifico).

Tudo é desencadeado quando uma jovem e ambiciosa jornalista (a interessante Alison Lohman) vai investigar o caso e entrevista Firth, na tentativa de descobrir a causa do rompimento 15 anos antes, no que parece envolver também uma orgia e uma bela loira que era faxineira de hotel e chantagista.

Aparentemente a morte dessa loira, encontrada morte numa banheira do hotel, foi causada por overdose. A explicação virá ao final de uma forma complicada e que pode ser plausível, dependendo de como se reage a certas situações.

O roteiro é construído aos trancos e barrancos, nunca convencendo, apesar das pretensões a "film noir". Mesmo a reconstrução de época (1950 e 1970) é bastante discutível.

Título original: Where the Truth Lies (EUA, 2005)
Diretor: Atom Egoyan
Elenco: Colin Firth, Alison Lohman, Kevin Bacon, David Hayman, Rachel Blanchard, Maury Chaykin, Sonja Bennett, Kristin Adams
Extras: Cenas excluídas, making of, galeria de fotos, trailer, novidades
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português e Inglês
Gênero: Drama
Duração: 107 min. Cor
Distribuidora: Paris Filmes

Nenhum comentário: