quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"kenoma"

gostei. 10 anos e ninguém falou dele!?
e essa branquela, linda, não fez mais nada não ou é a mesma de "tropa de elite"?
chico.


arquivof_1.gif (1790 bytes) Kenoma

Título Original: Kenoma

Gênero: Ficção

Origem/Ano: BRA/1998

Duração: 110 min

Direção: Eliane Caffé

Elenco:

José Dumont...
Mariana Lima...
Enrique Díaz...
Jonas Bloch...
Matheus Nachtergaele...


transp.gif (45 bytes)Lineu
transp.gif (45 bytes)Tira
transp.gif (45 bytes)Jonas
transp.gif (45 bytes)Gerônimo
transp.gif (45 bytes)Pedro

Sinopse: A trama do filme começa no momento em que Jonas, um andarilho, chega ao pequeno povoado de Kenoma e ali permanece, atraído por uma jovem de nome Tali. Habitada por camponeses, garimpeiros e pequenos comerciantes, Kenoma é um desses muitos vilarejos que ainda hoje transpiram um modo de vida primitivo, quase medieval.

Entre os habitantes, destaca-se Lineu, um artesão que se dedica há vinte anos a um único propósito: a reforma de um velho moinho abandonado. Não haveria nada de surpreendente nisso, não fosse a idéia vertiginosa de transformar a engrenagem do moinho em uma máquina capaz de produzir constantemente, sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo.

Obcecado pelo sonho de instalar em Kenoma a primeira máquina auto-suficiente, Lineu converte sua existência numa infinita sucessão de tentativas e fracassos. Em sua luta quixotesca, Lineu não investe apenas contra as leis da física- que frustam cada uma de suas tentativas - , mas também contra os anseios e artimanhas de Gerônimo, dono do moinho e, consequentemente, principal opositor de sua invenção.

Proprietário de terras, Gerônino é a maior autoridade de Kenoma e uma espécie de benfeitor do povoado. Pragmático, ele também vive em função de um único ideal: fazer de Kenoma uma cidade próspera e moderna. Para Gerônimo, a máquina de Lineu representa a "vergonha" e o "desperdício"; um empreendimento que apenas consome tempo e energia, sem nunca funcionar.

Nesse embate entre o divino e o terreno, o andarilho Jonas acaba aliando-se a Lineu, mais fascinado por sua forte determinação do que por sua obra. Enquanto cresce a cumplicidade entre lineu e Jonas, cresce também a dificuldade de Jonas em concretizar o seu amor por Tari.

Paralelamente à trajetória de um dos sonhos mais antigos da ciência - o moto-perpétuo -, os personagens constroem uma outra engrenagem: de interesses, desejos e conflitos.

Distribuição em Vídeo: Warner

Álbum de Fotos

voltar.gif

Um comentário:

Ráu disse...

Nunca ouvi falar, CHICO. Aliás, não me esforço muito pelo cinema nacional, não. Nem os mais festejados.