segunda-feira, 5 de maio de 2008

É CAMPEÃO! - Dupla felicidade



Ontem, foi um dia especialíssimo para nós que temos o privilégio de torcer por dois gigantes do futebol brasileiro. O CSA retoma, e o FLAMENGO mantém a rotina de papões de títulos. Ambos os títulos, históricos e de fundamental importância. No plano local, o AZULÃO há muito estava devendo, inclusive com a fatídica queda para a segunda divisão. Este ano, montou um time competitivo, mesclando experiência - e qualidade, de jogadores como JEAN CARLO, SERGINHO, DELEU, MATHEUS e GIL BAIANO, com a juventude - e a raça, de valores menos conhecidos, mas que se encaixaram bem no time, como os zaguiros JUNIOR e FÁBIO LIMA. PAULINHO MACAÍBA, MARCIANO e RICARDO MIRANDA foram coadjuvantes importantes. O time sobrou na reta final do campeonato e só não ganhou de novo ontem porque a zaga e o goleiro vacilaram nos dois gols. Jogou melhor, mesmo sem brilhantismo e merecia ter ganho. No MARACA foi um jogo daqueles de explodir coração, digno dos melhores dias do MENGÃO. Nem o frangaço do BRUNO conseguiu prostar o time. O que se viu no segundo tempo foi pura magia. A maneirice do OBINA no primeiro gol, na cabeçada que só jogadores como ele podem acertar. Na penetração cheia de ginga e habilidade de JUAN, no segundo gol, pela beirada do campo, o passe perfeito, e a batida seca, firme do TARDELLI. O terceiro gol, então, foi uma aula de futebol. Um manual de como se efetivar um contra-ataque fulminante, com a bola vindo de pé em pé, ANGELIN, KLEBERSON, a metida para a corrida do TARDELLI, que jogou a bola na frente e disparou, com passadas largas, mas rápidas, e deu um passe preciso para a conclusão de OBINA, que chegava pelo meio da área, feito um foguete, bola rasteira no cantinho esquerdo. O MENGÃO conquista o seu trigésimo título e entra para uma seleta galeria, da qual o AZULÃO já faz parte desde 1991, dos clubes que atingiram esta marca: ABC (50), BAHIA (43), PAISSANDU (42), REMO (41), NACIONAL-AM (40), ATLÉTICO-MG(39), INTER-RS (38), SPORT, FORTALEZA e CSA (37), RIO BRANCO-ES, CRUZEIRO e GREMIO (35), CEARÁ (34), CORITIBA (33), SERGIPE (32), FLAMENGO e FLUMINENSE (30). Observem que grandes clubes estão fora, como SÃO PAULO e PALMEIRAS, por exemplo. ~
Algumas curiosidades sobre esses títulos:
1 - Não encontrei registros confiáveis, mas, ao que tudo indica, foi a primeira vez que CSA e FLAMENGO foram campeões no mesmo dia e horário. Eles que conquistaram concomitantemente 11 títulos: 1942, 1944, 1955, 1963, 1965, 1974, 1981, 1991, 1996, 1999 e 2008.
2 - No título de número 37, 3+7=10. 10 é o número da camisa de JEAN CARLO, autor do gol do título, que está por completar 37 anos.
3 - OBINA entrou com a camisa 18. 8-1=7. 7 era o número da camisa do IBSON, que foi substituído por ele.
4 - TARDELLI entrou com a camisa 17. 7-1=6. 6 é o número da camisa do JUAN, que deu o passe para ele fazer o segundo gol.
5 - Há semelhança nos "designs" das duas taças. São muito parecidas, tendo a bola como foco.
No mais, vale ressaltar a grande presença de público no dois estádios (11.000 no REI PELÉ e 70.000 no MARACA) As duas torcidas deram um show à parte. Temos mais é que comemorar. Valeu AZULÃO! Valeu MENGÃO!

Nenhum comentário: