vinte filmes, só vi nove, é pouco.
sua despedida foi melancólica, "a intérprete" com a nicole kidmann perdida, correndo
prá lá e prá cá, mal acompanhada pelo sempre péssimo sean penn. é doloroso, faz pena.
um diretor que apesar de artesão, acadêmico, ortodoxo e convencional, nos deu coisas
boas.
for exemple: "esta mulher é proibida", redford, bronson e uma natalie wood linda de
morrer (e matar, prá mim, uma das americanas mais bonitas do cinema). nunca vi falar.
deve ter passado aqui em 67, quando já estava trabalhando(os dois horários) e estu -
dando à noite. vi outra madrugada dessa no cult. filmaço. barra pesada. ela, novinha
namora(por ter se apaixonado e não por ser puta como a mãe) pelo "cara de fora", o bob,
engenheiro que veio para concluir uma obra(não lembro se uma ferrovia, um porto, uma porra lá), fase da demissão, problema com o sindicato, o caralho, mal visto na pro-
vincia(new orleans?). drama, como tudo de tenesee williams, viadão respeitado na
américa pelas peças de sucesso, levadas às telas transformadas em clássicos, como "um
bonde chamado desejo", "gata em teto de zinco quente", entre outros. filmaço.
"a noite dos desesperados" deve ser seu filme mais pessoal, autoral. é respeitado no
mundo todo. na(durante ou após) a grande depressão, a diversão era concurso de dança
de casais prá ver quem suportava mais, ir até o fim, cansaço físico, mental, o pró-
prio desespero. michael serrazin, sua parceira(grande desempenho e não lembro o nome
ne foda?) e gig young. filmaço,prá gente grande.
"mais forte que a vingança" fortaleceu a parceria com redford. muito cultuado como
um western ecológico, não gostei exatamente por isso, muito limpo, aquelas monstanhas
geladas do colorado, tudo muito bonito mas falta o sangue, a essência do gênero.
"3 dias do condor" - ele voltou a acertar a mão. deve ter sido um dos primeiros e me-
lhores filmes sobre a cia(ou uma daquelas agências)com boas doses de suspense e ação.
redford está ótimo, falando com os olhos. não há pacino, mister ráu, sorry.
-"ausência de malícia" - é o tal do filme-denúncia. nunca dão certo. é este o caso.
-"havana" é bom, apesar de pretensioso, lento. mas aí redord já virou uma marca, uma
grife, um super-herói, sempre frio, sedutor, sempre por cima da carne sêca; que no
caso e a rigor de sêca não tem nada: a ótima lena olin.
-"a firma" é muito bom, bem bolado. advogados...ah... lá como cá, uma desgraça.
-"sabrina" - dizem que o primeiro é melhor, não vi. também... de billy wilder com au-
drey hepburn no papel título, bogart e william holden; é covardia. gostei desse. a
júlia ormond não amarra a sapatilha da audrey, o harrison ford está bem, mas o ladrão é o greg kinnear.
era um ator correto. está perfeito como o ricaço amigo de cruise em "de olhos bem
fechados", quebrando o galho de seu amigo e ídolo stanley kubrick no lugar de harvey
keitel, que cheio de cunhão não aguentou o perfeccionismo do kubra e caíu fora.
foi um trabalhador. que descanse em paz.
chico.
p.s. - a dançarina dos "desesperados" é jane fonda, lembrei.
Sydney Pollack, ator e cineasta estadunidense, nasceu na cidade de Lafayette, Indiana, no dia 1 de julho de 1934. Trabalha com freqüência com o ator Robert Redford em seus filmes. Dirigiu, além de seus inúmeros filmes, os episódios das séries de TV "O Fugitivo" e "The Alfred Hitchcock Hour".
Filmografia
2005 - A intérprete (Interpreter, The)
1999 - Destinos cruzados (Random hearts)
1995 - Sabrina (Sabrina)
1993 - A firma (Firm, The)
1990 - Havana (Havana)
1985 - Entre dois amores (Out of Africa)
1982 - Tootsie (Tootsie)
1981 - Ausência de malícia (Absence of malice)
1979 - O cavaleiro elétrico (Eletric horseman, The)
1977 - Bobby Deerfield
1975 - Operação Yakuza (Yakuza, The)
1975 - Três dias do condor (Three days of the condor)
1973 - Nosso amor de ontem (Way we were, The)
1972 - Mais forte que a vingança (Jeremiah Johnson)
1969 - A noite dos desesperados (They shoot horses, don't they?)
1969 - A defesa do castelo (Castle keep)
1968 - Swimmer, The
1968 - Revanche selvagem (Scalphunters, The)
1966 - Esta mulher é proibida (This property is condemned)
1965 - Slender thread, The
Premiações
3 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Diretor, por "A Noite dos Desesperados" (1969), "Tootsie" (1982) e "Entre Dois Amores" (1985). Venceu em 1985.
2 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Filme, por seu trabalho como produtor de "Tootsie" (1982) e "Entre Dois Amores" (1985). Venceu em 1985.
3 indicações ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Diretor, por "A Noite dos Desesperados" (1969), "Tootsie" (1982) e "Entre Dois Amores" (1985).
Indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Diretor, por "Tootsie" (1982).
Indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Filme, por seu trabalho como produtor de "Tootsie" (1982).
Indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Filme Britânico, por seu trabalho como produtor de "De Caso com o Acaso" (1998).
Indicação ao Cesar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por "Entre Dois Amores" (1985).
Menção Honrosa, no Festival de Berlim, por "Ausência de Malícia" (1981).
Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu, por "Tootsie" (1982).
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Um comentário:
Retificação acertada, CHICO. ROBERT REDFORD, e não, AL PACINO. Devo ter confundido com "UM DIA DE CÃO", que não é dele, é de SIDNEY LUMET.
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