alguém já viu?
essa dupla vem dando certo, merece crédito.
o nevoeiro]
Os minutos finais do último filme de Frank Darabont são de um efeito avassalador. Fazia tempo que Stephen King não chegava tão forte ao cinema. O Nevoeiro é o terceiro longa (há um curta também) em que Daranbont vasculha o universo perturbado do escritor. O orçamento barato - o filme não parece ter vergonha disso - garantiu efeitos visuais de segundo escalão, mas mesmo que estejamos diante de um filme de ficção científica ou de terror, não é o visual o que mais importa. O Nevoeiro é um daqueles estudos do comportamento humano num ambiente de desespero.
Parece meio óbvio porque a gente já viu filmes - ou livros ou que quer que seja - com esta temática aos montes, mas Daranbont soube desenhar com destreza o precipício interno de cada uma das pessoas que Stephen King deixou presas num supermercado cercado por uma névoa que guarda o desconhecido. É neste ambiente onde se volta a um estado primário, onde surgem a política, a organização social e Deus. E ao momento em que se estabelece papéis. Quase que como em Lost, surgem, entre outros, um líder inesperado (Thomas Jane, bastante crível), uma primeira-dama forte (Laurie Holden, correta) e um oráculo (Marcia Gay Harden, deslumbrante, um de seus grande papéis).
Todos submersos naquela que é a soma de todos os nossos medos: o que se pode fazer diante da ameaça do desconhecido? Quando o máximo que você consegue é eleger seu parceiro um inimigo num movimento de auto-defesa, não se pode cobrar um final muito feliz.
O Nevoeiro de Frank DaranbontThe Mist, EUA, 2007. Roteiro: Frank Daranbont, baseado na novela de Stephen King. Fotografia: Ronn Schmidt. Montagem: Hunter M. Via. Desenho de Produção: Gregory Melton. Música: Mark Isham. Figurinos: Giovanna Ottobre-Melton. Produção: Frank Daranbont e Liz Glotzer.
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Nathan Gamble, Toby Jones, Jeffrey DeMunn, Frances Sternhagen, Andre Braugher, William Sadler, Alexa Davalos.
no próximo capítulo: Margot e o Casamento, de Noah Baumbach
posted by Chico Fireman at 02:13:29 14 comentários-->
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esse eu não vi ainda, nem tinha ouvido falarr, mas parece interessante.
Mais uma adaptação do King feita pelo Derabont. Os dois primeiros são excelentes. Ainda não vi esse. Vou conferir.
Postar um comentário